Os benefícios das especiarias
As especiarias tem o poder de dar cor e sabor mais marcante a um prato e também o aroma perfumado, além de oferecer muitos benefícios à saúde.
Sozinhas elas não possuem tantos benefícios, mas aliada a uma alimentação equilibrada podem melhorar ainda mais a preparação e fortalecer o nosso organismo.
Vamos conhecer um pouco das principais especiarias?
Açafrão-da-terra: Erva da família do gengibre, o açafrão e conhecido também como “cúrcuma”. Tem sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-ouro. Além do sabor, enche de cor os alimentos. Utilizado em pratos com ovos, picles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.
Dica da nutri: “A curcumina é a responsável pela ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica”.
Alho desidratado (em flocos ou granulado): seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações.
Dica da nutri: É agente antimicrobiano, antifúngico e vermicida. Aumenta imunidade. Estudo mostram que tem propriedades anticâncer de próstata e estômago. E o melhor da história do alho desidratado é que você não precisa descascar!
Alho-poró: verdinho, seu gosto lembra um pouco a cebola e, em sopas ou massas com ricota, por exemplo, faz milagres no paladar. Delicioso, e ideal para os molhos a base de manteiga, saladas e caldos de peixe.
Dica da nutri: Auxilia deixando o sistema imune mais forte e combate infecções com mais facilidade, ajuda a manter o bom funcionamento da tireoide, hipotensor ajudar a combater problemas cardiovasculares, além de ajudar a controlar o colesterol “ruim”,é um antibiótico natural, fonte de B6, vitamina que participa da efetividade do sistema imune e no crescimento de novas células e também ajuda a manter o bom humor.
Canela: tudo que vai canela é bom, né? Em rama, é utilizada no preparo de picles, frutas assadas, compotas, molhos de tomate e no cozimento de legumes. Em pó, vai bem no arroz-doce, no capuccino, na banana assada com açúcar, em pães, bolos, cafés e doces com frutas. Experimente seu inusitado gostinho na carne moída, nos legumes e nos assados.
Dica da nutri: Tem ação antimicrobiana, antioxidante e antiinflamatória. Aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a ampliar o centro de saciedade no cérebro e reduz os níveis de açúcar no sangue, podendo ajudar no tratamento de pessoas com diabetes tipo II.
Casca de laranja desidratada: dá um toque de glamour as sobremesas. Ideal para pudins, musses, bolos, biscoitos, molhos e sorvetes.
Dica da nutri: Otimiza o equilíbrio digestivo, estimula da lipólise (queima de gordura), proporciona atividade antioxidante e anti-inflamatória.
Cominho (em sementes ou moído): esse e preciso ter controle. De sabor forte, deve ser usado em pequenas quantidades, em pratos a base de queijos, ovos, carnes, batatas e legumes. Também recomendado no preparo de molhos e pães.
Dica da Nutri: Antiinflamatório e rico em antioxidante, auxilia na digestão, excelente fonte de ferro.
Cravo-da-índia: lembra cheiro de dentista, mas, na comida, é bom demais. Doce e picante, é usado tanto para ornamentar como para dar sabor.
Dica da Nutri: ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico.
Louro (em folhas ou moído): para usar em pequenas quantidades no preparo de molhos, legumes, assados, carnes e frutos do mar. No feijão, então, fica com gosto de comida de mãe.
Dica da Nutri: ajuda abrir apetite com louro, efeito antibiótico, diurético, combater o estresse e a ansiedade.
Mostarda (em sementes ou moída): de sabor picante e aroma agradável, é usada na preparação de molhos para saladas e maioneses, carnes, aves, sopas, legumes e pratos com ovos e queijos.
Dica da Nutri: possui propriedades antiinflamatórias, antissépticas e antifúngicas, rica em selênio, que é um nutriente que ajuda a reduzir os sintomas da asma; e de ômega-3, ácidos graxos, ferro, cálcio e zinco.
Noz-moscada (em grãos ou moída): também é bom ser usada aos poucos. Dá um sabor diferenciado nas carnes, nos legumes, nas sopas, recheios de massas, bolos, biscoitos, tortas. Também dá um charme nas bebidas com leite quente ou gelado.
Dica da Nutri: É digestiva, antimicrobiana e afrodisíaca.
Depois de muitas dicas, não dá mesmo para ficar sem eles nas preparações, não é mesmo???!!